POETAS DO BRASIL

Blog para divulgar poetas brasileiros e estrangeiros que têm participado das atividades do Congresso Brasileiro de Poesia, realizado anualmente na cidade de Bento Gonçalves/RS, sempre na primeira semana de outubro

quinta-feira, fevereiro 14, 2008

RICARDO MAINIERI — Prosador e poeta porto-alegrense. Nascido em 1960. Publicitário e funcionário público. Publicou o livro-solo “A travessia dos espelhos” (ed. IEL/IGEL, 1990, Porto Alegre).
Participou das seguintes antologias: “Poemas nos ônibus”, edições 2000 e 2002 e 2007 (ed. PMPA), “Estórias de Trabalho” ,edições 2001 e 2003 (ed. PMPA), “Livro da Tribo”, edições 2007/2008 (edições da Tribo, SP), “Concurso Nacional Petrobrás Mário Quintana", 1985.


BREVE PAISAGEM ESFARRAPADA

© RICARDO MAINIERI

Fantasmas pardos
d i s p e r s o s
em dormi(c)tórios
aeróbicos.

Chagas
dos prédios
revelando
a revolucionária arte
de (sobre)viver.

Noite longa
esperança rara
e
feita
desespero.

IETIVE FIANCO D’ARRIGO — Nasceu na cidade de Bento Gonçalves/RS. É casada com Lívio Dóglia D’Arrigo, com quem tem três filhas: Zênia, Elenise e Beatriz, que lhes deram as netas Natália e Louise.
É membro da “Ordem da Confraria dos Poetas”, da “Associação de Jornalistas e Escritores do Brasil” e sócia da “Associação Lígia Averbuck”.
Tem três livros individuais de poesia publicados: “Caminhos” (2003), “Versos no Entardecer” (2005) e “Rosas e Ventos“ (2006). Participou das seguintes antologias: “E por falar em Amor II” (2006), “Anuário de Escritores 2002”, “A Nova Geração da Poesia Brasileira”, “Timor, Poemas da Esperança” (que foi levado para o Timor pela Força da Paz, em maio de 2002), “Revelações Brasileiras Série 2001”, “Palavras” (2002), “Palavras” (2003), “Palavras” (2004) e “Poetas do Café - Antologia de Haicais” (2006). Participou ainda de três antologias de concursos literários promovidos pela Editora Litteris, além de outras cinco da série “Amigos”, da Editora Borck. Por duas vezes conquistou o prêmio “Cultura Nacional”, na categoria “Talento Poético Brasileiro”, em promoção da “Confraria dos Poetas”. Verbete literário da Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias, publicado na “XII Enciclopédia da Literatura Brasileira Contemporânea” (2006) e Medalha Cultural “Revista Brasília 30 Anos”, por relevantes serviços prestados ao país na área da literatura. Foi a Escritora Homenageada da Feira do Livro de Bento Gonçalves de 2006.

VIVÊNCIA

© IETIVE FIANCO D’ARRIGO

Navegar em mar
que aponta sempre
o porto.
Ao ver o paraíso,
soçobrar.

Apaga-se o que foi
imaginado, e a vida
se prolonga
através dos sonhos.

Passos ressoam
pelo chão que
ainda chora.
Longe vão
pessoas queridas.
A alma nos é
desconhecida.