POETAS DO BRASIL

Blog para divulgar poetas brasileiros e estrangeiros que têm participado das atividades do Congresso Brasileiro de Poesia, realizado anualmente na cidade de Bento Gonçalves/RS, sempre na primeira semana de outubro

quinta-feira, abril 08, 2010

JOSÉ DO CARMO LIGESKI — Sou e não sou. Estou professor de línguas, pai, amante, poeta degustador de palavras. Flutuo entre idéias. Coleciono imagens que vou gravando no infindável arquivo da existência. Paranaense de pé vermelho, brasileiro convicto... cidadão do mundo. Vivo entre alunos, aprendo com eles que a vida é um presente do eterno presente. Vivo entre poetas, e com eles aprendo que o melhor poema está sempre em construção; que os melhores versos geralmente ficam esquecidos. Vivo entre amigos que me ensinam que os caminhos mais fáceis nem sempre são os mais apropriados à nossa caminhada.
Gosto de olhar as estrelas, sentir enciumado que talvez nunca possamos penetrar nos seus mistérios; gosto das coisas bizarras da vida, coisas que chamamos de fatos, coincidências ou acaso, mas nada mais são do que o eco da nossa insignificante racionalidade. Luto com a minha pobre inteligência de Homo sapiens. Luto para entender por que somos tão desenvolvidos a ponto de desvendarmos a grandeza de uma molécula num microscópio ou o assombroso número de galáxias que povoa o nosso Universo, e que essa mesma espécie de seres consiga perder o sono extasiado por uma “grande“ descoberta, mas consiga dormir em paz sabendo que seus semelhantes morrem de fome e de doenças nas diferentes instâncias deste maravilhoso Planeta.

A ETERNA BUSCA DO EU

© JOSÉ DO CARMO LIGESKI

De onde viemos,
para onde vamos?...
Sempre perguntamos,
sempre duvidamos,
ponto de interrogação
no infinito do Tempo.
Somos sementes espalhadas
pela mente Cósmica
neste pequeno horto
chamado Terra.

Nascemos...crescemos...
seara madura, colhida,
escola da vida
que viaja pelo infinito...
que vai e retorna
em outras searas...

Voltamos de mãos dadas
com muitas consciências
(apesar das ciências)
Nossa viagem sem fim
não acontece lá fora,
acontece aqui dentro...
do aqui e do agora!


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial