POETAS DO BRASIL

Blog para divulgar poetas brasileiros e estrangeiros que têm participado das atividades do Congresso Brasileiro de Poesia, realizado anualmente na cidade de Bento Gonçalves/RS, sempre na primeira semana de outubro

sexta-feira, abril 02, 2010

FRANCE GRIPP (Francirene Gripp de Oliveira) — Nasci em Governador Valadares, MG, em uma rua denominada Castro Alves, e logo descobri o orgulho deslavado de ser esse endereço favorito, marcado pela poesia. A paisagem do vale do Rio Doce, onde primeiro indaguei a ordem íntima das palavras, foi-me pródiga em apelos e afetos. Desde então, o calor e o gelo das paixões assinalaram os desejos, e o que se impõe a ser escrito, tenho tentado. Lá nasceram também outros sonhos, minhas filhas e filhos, as quatro edições luxuosas da literatura de que somente a vida é capaz. Atualmente, resido em Belo Horizonte, onde em 1994 publiquei Eu que me destilo, seleção de poemas. Em 1998, uma pequena ode, Vinte Lições, foi publicada pela Editora Dimensão. E contos, poemas e crônicas participam de coletâneas diversas. Em 2002, recebi um presente precioso, Luanaluz, o disco do compositor Basti de Mattos, em que seis poemas são parceiros de suas belas canções. Fora do expediente literário, leciono leitura e produção de textos em língua portuguesa, com muito prazer, com certeza. Mas quero mais é poesia.

SECO

© FRANCE GRIPP

A primeira chuva, a primeira
traz o poeta e seus desertos calcinados

os sentidos
queimam

os olhos e os desejos do poeta
lá, onde a areia se derrama
e voluteia, mar sem água
inesgotável
burburinho seco
para suas mãos sem asas.

O ser, esse deserto ilhado
ilha imensa, atônita
fustigada
tormentos e ressacas
vozes
impactos, ondas estrondosas
primeiro e último porto
e naufrágio.

1 Comentários:

Blogger Carlos Rímolo disse...

Caro Poeta!!!
Texto reflexivo e de grande criatividade poética. Versos coordenados que nos levam a nos inserirmos no poema. Muito bom. Parabéns!

POETA CIGANO - 06/04/2010

carlosrimolo.blogspot.com
(Dê-me a honra de sua visita e comentários)

9:56 AM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial