POETAS DO BRASIL

Blog para divulgar poetas brasileiros e estrangeiros que têm participado das atividades do Congresso Brasileiro de Poesia, realizado anualmente na cidade de Bento Gonçalves/RS, sempre na primeira semana de outubro

sexta-feira, fevereiro 23, 2007



HELENA ORTIZ - natural do Rio Grande dos Sul, radicada no Rio de Janeiro, onde organizou o evento semanal de poesia “Panorama da Palavra” durante 4 anos. É editora do jornal de literatura “Panorama da Palavra” e da Editora da Palavra.
Publicou, em poesia: “Pedaço de mim” (T&T Editores, Porto Alegre, 1995), “Margaridas” (Ed. Blocos, RJ, 1997) “Azul e sem sapatos” (Ed. Blocos, RJ, 1997), “Em par” (Editora da Palavra, RJ, 2001) e “Sol sobre o dilúvio” (Editora da Palavra, 2005); em contos: “Contos de Oficina 5” (Ed.AGE, Porto Alegre 1994) e “Mais ao sul do que eu pensava” (Ed AGE, Porto Alegre, 1995).
Tem poemas publicados na revista Continente Sul/Sur, do Instituto Estadual do Livro (Porto Alegre, RS); Cuadernos Montecariocas (Rio de Janeiro / Montevideo/ Barcelona; Bolsa de Arte do Rio de Janeiro; cartões Telemar; Antologia dos poetas contemporâneos do Rio Grande do Sul; na revista Poesia Sempre, da Biblioteca Nacional; revista da Academia Brasileira de Letras; na revista virtual Malabia, da Argentina e na revista Iararana, da Bahia. Fez sua estréia no Congresso Brasileiro de Poesia em 2004.


dilúvio

© HELENA ORTIZ

as águas cobrem as ruas
arrastando tudo

do outro lado junto ao muro
minha mãe. só os olhos
pedem que a recolha

tenho força de mil cavalos
e aquela flor
contra a corrente

tomo minha mãe nos braços
ela se encolhe
aqueço-a em meu colo
e devolvo-lhe o leite

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial