POETAS DO BRASIL

Blog para divulgar poetas brasileiros e estrangeiros que têm participado das atividades do Congresso Brasileiro de Poesia, realizado anualmente na cidade de Bento Gonçalves/RS, sempre na primeira semana de outubro

quinta-feira, março 25, 2010

BENEDITA AZEVEDO (Benedita Silva de Azevedo) — Filha de Euzébio Alberto da Silva e Rosenda Matos da Silva. Radicada no Rio de Janeiro desde janeiro 1987. Mudou-se para a Praia do Anil, Magé-RJ em janeiro de 1990. Educadora, poeta, escritora e animadora cultural. Formada em Letras, especialista em Educação e pós-graduada em Lingüística. É membro efetivo da Academia Mageense de Letras, da Academia Pan – Americana de Letras e Artes, do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais, da União Brasileira de Trovadores - RJ, da Academia Virtual de Letras Luso-Brasileira, do Grêmio Haicai Ipê-SP e da ABRALI. Delegada do Portal CEN, da Associação de Poetas do Rio de Janeiro e do Clube de Escritores de Piracicaba. Coordenadora do Grêmio Haicai Sabiá e do Grêmio Haicai “Águas de Março”. Patronesse da Academia Virtual Sala de Poetas e Escritores. Pertence ao movimento Poetas Del Mundo - Cônsul de Magé – RJ. É haicaísta premiada em vários concursos nacionais. Publicou 11 livros individuais. Organizou 08 antologias. Tem participação em revistas, jornais e sites. Participou de 24 antologias.
Sua trajetória no mundo do haicai inclui 04 publicações: Nas trilhas do haicai, Ed. Da autora, 2004; Canto de Sabiá, haikai e Praia do Anil haikai, Curitiba, Araucária Cultural, 2006; Gota de Orvalho, haikai, 2007, também da Araucária Cultural. Recebeu vários prêmios a nível nacional: O 1º lugar no 17º Encontro Brasileiro de haicai, realizado em São Paulo em novembro de 2005. Em 15 de setembro de 2007 recebeu a medalha Nº 215 “Henrique Valadares” e Diploma outorgada pela Augusta Respeitável Grande Benemérita e Grande Benfeitora Loja Simbólica Cayru Nº. 762. Através do Ato Nº 7897, de 15/04/2008-RJ, foi agraciada com Diploma e a Medalha Recompensa à Mulher na Maçonaria Fluminense. Em 24 de junho de 2008 foi classificada em 5º lugar (Menção Honrosa) no Concurso Nacional de Haicai Nempuku Sato – Curitiba – PR.

O TEMPORAL E O BEIJO

© BENEDITA AZEVEDO

Segunda-feira, após a Semana Santa,
volto ao trabalho cheia de saudade.

Dezessete anos, primeiro amor...
após uma semana longe de ti
nada me faria ficar em casa.

Ao raiar o dia eu cheia de anseios
olho pela janela, as nuvens carregadas,
o temporal, o vento a soprar e os raios
deixam-me desanimada e triste.

O coração contara dias, horas e minutos
para o reencontro naquela manhã...
E agora, aquele impasse iria atrasar
aquela longa espera de tantos dias.

Decidida abri o armário e vesti a capa,
calcei as galochas e abri o guarda-chuva,
saí porta afora sem olhar para trás.

Na primeira esquina, um carro em disparada
dá-me um banho com água da sarjeta.
Praguejo e sigo em frente alheia ao temporal.

Alguns passos à frente, o vento zombeteiro
transforma o guarda-chuva em vela destroçada
a drapejar bem forte e as hastes a voar.

Chego ao trabalho toda encharcada
e ao me vês de longe corres para mim.
Levanta-me no ar num abraço apertado
e rodopias no meio do salão.
Então um beijo ardente une as nossas almas
para todo sempre... Eternamente.

2 Comentários:

Blogger Chris Herrmann disse...

Grande poeta Benedita Azevedo, que prazer ler um pouco sobre você aqui também. Desculpe a confusão que fiz com as postagens do blog, porque o link de comentário muito próximo à foto da Verluci, da postagem logo abaixo. Já transferi o meu comentário anterior para lá e aqui deixo meu carinho e respeito pelo seu trabalho literário.
Gostaria de destacar também que aprecio muito os seus haicais. Hoje mesmo fiz um upload de seus haigas para o meu canal no Youtube em parceria com o Jiddu Saldanha, da revista NOSSO HAIKAI, que está começando muito bem com a colaboração de haijins como você, querida amiga poeta.
Um beijo e muito sucesso!
Chris

6:05 PM  
Blogger Verluci Almeida disse...

Poetisa Benedita Azevedo,
é uma honra estar contigo
nesta Antologia POETAS DO BRASIL.

Sucesso sempre em todos os teus empreendimentos literários.

Abçs

2:27 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial