POETAS DO BRASIL

Blog para divulgar poetas brasileiros e estrangeiros que têm participado das atividades do Congresso Brasileiro de Poesia, realizado anualmente na cidade de Bento Gonçalves/RS, sempre na primeira semana de outubro

quinta-feira, novembro 27, 2008

ROSA MARIA DE BRITTO COSENZANatural de Ribeirão Preto-SP, formada pela Escola Normal, é também licenciada em Línguas Neolatinas, pedagoga e advogada. Aposentada do magistério oficial, como Diretora de Escola, leciona ainda Lingüística no Curso de Letras e também Linguagem Forense no Curso de Direito, ambos do Centro Universitário “Moura Lacerda”, em Ribeirão Preto-SP. Possui mestrado e doutorado em Letras, na área de concentração em Lingüística e Língua Portuguesa, pela UNESP (Universidade Estadual Paulista) – Campus de Araraquara-SP. É membro do Conselho Municipal da Cultura, na área de Literatura, em Ribeirão Preto-SP, tendo sido eleita presidenta em 2004, e assim permanece até hoje, por reeleição.
Viveu um ano em Santiago do Chile, onde cursou Ciências Sociais, pelo ILADES (Instituto Latinoamericano de Doctrina y Estudios Sociales), como bolsista. Fez dois estágios de Língua e Civilização Francesa, na França, como bolsista do governo Francês, na Universidade de Aix-en-Provence e na Universidade Sorbonne Nouvelle, em Paris. É membro da U.B.E. (União Brasileira de Escritores), da Academia Ribeirãopretana de Letras, onde ocupa a cadeira nº 38, cujo patrono é o escritor Oswald de Andrade; foi eleita por unanimidade para ocupar a cadeira nº 21 da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas, cujo patrono é o Dr. Evandro Cavalcanti Lins e Silva; pertence à Academia de Letras, Ciências e Artes da AFPESP(Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo), ocupando a cadeira nº18, que tem como patrono o escritor Jorge Amado; é membro fundador da Casa do Poeta e do Escritor de Ribeirão Preto-SP e da ALARJ (Academia de Letras e Artes Joaquinense) de São Joaquim da Barra-SP). Pertence à Ordem dos Velhos Jornalistas e à diretoria do Centro do Professorado Católico de Ribeirão Preto, como oradora.
Tem crônica e contos premiados. É autora do livro de contos “O 7º Sentido”, publicado em 1992, pela João Scortecci Editora, em São Paulo-SP, tendo sido classificada em 2º lugar no 8º Concurso Nacional de Obras Publicadas, promovido pela ALECI (Academia de Letras e Ciências) de São Lourenço-MG. Possui artigos científicos e de artes, publicados em várias revistas especializadas. Em co-autoria com a Profa. Nilva Mariani, publicou, em 1998, pelo Centro Universitário “Barão de Mauá, em Ribeirão Preto-SP, o livro “Português tal qual se fala no Brasil, para estrangeiros”, já em segunda edição. Participou de várias antologias de poemas, publicadas em espanhol, francês e português; também participou de antologias de contos e de crônicas. É coordenadora nacional de Literatura do “Proyecto Cultural SUR”/Brasil. Em 2004, publicou o mini-livro de trovas, intitulado “Gotas de Oração”, iniciando assim a coleção “Gotas”, que já possui mais seis volumes: “Gotas de Contos”,”Gotas de Reflexão”, “Gotas de Poemas”, “Gotas de Crônicas”, “Gotas de Haicai” e “Gotas de Trovas”.

Dulcinéia

Atirei meus versos nas pás dos moinhos
para voarem nas asas do vento,
do mundo espalhando pelos caminhos
sementes de amor, carinho e ternura,
criando raízes de bom sentimento,
gerando harmonia pra vida futura.

Dragões enfrentei na luta diária.
Tentando a defesa de sonhos possíveis,
entrei na batalha da reforma agrária.
Chamaram-me louco, igual a Quixote,
porque em combate fiz coisas incríveis
e sigo na busca de mais belo dote.

Ao lado dos pobres, do povo oprimido,
procuro implantar a fé na justiça.
Entrei na peleja do mundo sofrido
e, no meio da dor, da fome e miséria,
montado a cavalo, invadi essa liça,
ergui minha espada em prol da quimera.

Sou bravo, sou forte, quixote dos pobres,
a ti, caro povo, doei minha vida,
portanto não quero que ainda me cobres
favores insanos, renúncias e danos.
Só peço que encontres a minha querida
por quem esperei durante esses anos.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial